Avançar para o conteúdo principal

Panna cotta de morangos com calda de cerejas

Panna cotta é uma sobremesa italiana e quer dizer nata cozida, ou seja, é um pudim de natas cozidas, ao qual hoje vamos dar cor e sabor com gelatina de morango!
Este pudim ou panna cotta, pode ser e ter vários sabores e combina tão bem com chocolate, caramelo, frutos silvestres e outros, mas como havia ali uma gelatina de morango decidimos fazer hoje com este sabor.
E como com panna cotta vai bem uma calda, vamos fazer uma de cerejas, cerejas que vieram directamente de uma pequena mas linda aldeia que tanto adoramos bem pertinho de Mação, chamada Sanguinheira.
Esta sobremesa é para servir bem fresquinha!!!



Ingredientes:
  • 2 saquetas de gelatina de morango
  • 800 ml de natas
  • 1 lata de leite condensado
  • 250g de cerejas
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de café de canela
  • 1/2 colher de café de cardamomo
  • raspa de meio limão

Preparação:

Levar ao lume as natas. Quando começarem a levantar fervura desligar o lume, juntar imediatamente a gelatina e mexer muito bem para a gelatina se dissolver muito bem.
Adicionar o leite condensado e mexer bem. 
Transferir este creme para uma forma de pudim e levar ao frigorífico de um dia para o outro.
Para a calda: num tacho colocar as cerejas lavadas e cortadas e o açúcar, deixar cozinhar durante uns 15 a 20 minutos, depois acrescentar a canela, o cardamomo e a raspa de limão e deixar no lume mais uns 5 minutos.
Retirar do lume, triturar e deixar arrefecer.
Desenformar o pudim (para desenformar melhor, mergulhar a forma em água quente durante uns 3 minutos, cuidado para não deixar entrar água na panna cotta) e decorar com a calda.



Dica:
Podem fazer este pudim com qualquer outra gelatina, ou seja, de outros sabores.
Esta calda de cerejas é ótima para barrar tostas.
Se preferirem podem colocar mais açúcar na calda (como era para acompanhar a panna cotta, colocamos apenas as 4 colheres).
Podem fazer em tacinhas individuais, nós preferimos fazer numa única forma para ser diferente.

Comentários