Avançar para o conteúdo principal

Pudim Abade de Priscos

O pudim Abade de Priscos é um pudim típico da zona de Braga, Portugal. Foi uma das poucas receitas que o abade divulgou. Eu adoro este pudim, é bastante doce mas é muito agradável e suave. Esta foi a primeira vez que o fiz e fiquei bastante satisfeita com o resultado, vou repetir em breve!! A receita é da Clara De Sousa, e como outras que já experimentei, correu muito bem. 



Ingredientes:

  • 15 gemas
  • 400g de açúcar
  • 500ml de água
  • 60ml de vinho do Porto
  • 50g de toucinho em fatias finas
  • 1 pau de canela
  • 2 cascas de limão
  • Caramelo: 150g de açúcar e 150ml de água


Preparação:

- Colocar dentro de uma forma (de preferência uma forma de pudim com tampa, 16cm a 18cm), 150g de açúcar e 150ml de água para fazer o caramelo. Assim que obter uma cor âmbar, retirar do lume, espalhar bem para caramelizar toda a forma e reservar, assim vai esfriar e endurecer (cuidado com o caramelo quente, pode provocar queimaduras).
- Colocar num tacho, o açúcar, o toucinho, as cascas de limão, o pau de canela e a água, mexer para dissolver o açúcar e levar ao lume.
- Quando começar a ferver, baixar para lume brando, retirar quando obter o ponto de fio (mergulhar o polegar e o indicador em água fria. Colocar um pouco de calda nos dedos, se ao juntar e afastar a calda formar um fio, o açúcar está no ponto. São mais ou menos uns 12 a 15 minutos).
- Coar a calda para uma taça.
- Noutra taça misturar com uma colher de pau, as gemas com o vinho do Porto. Juntar a calda ainda quente, vertendo em fio, mexendo sempre.
- Coar o preparado para dentro da forma.
- Sobre a forma, colocar uma folha de papel vegetal, de seguida uma folha de papel alumínio e a tampa (tem de ficar bem vedada porque não pode entrar nenhuma humidade para o interior da forma).
- Colocar a forma numa panela com dois ou 3 dedos de água e levar ao lume. Assim que a água começar a ferver, tapar a panela, baixar para lume mínimo e deixar cozinhar durante 45 minutos.
- Retirar o pudim da panela, colocar sobre uma grade, retirar a tampa e as folhas.
- Desenformar quando estiver quase frio e servir à temperatura ambiente.


BOM APETITE!!

Comentários

Enviar um comentário