Avançar para o conteúdo principal

Cheesecake de framboesa na taça

Cheesecake, um dos doces preferidos cá de casa. Foi a sobremesa pedida para a passagem de ano, fiz numa taça por ser mais prático e usei compota de compra para facilitar porque o tempo era pouco. Confesso que ficou uma maravilha!!!



Ingredientes:

  • 150g de bolacha maria moída da VIEIRA 
  • 70g de manteiga derretida
  • 3 colheres de sopa de leite
  • 250g de mascarpone
  • 400ml de natas MIMOSA
  • 1 colher de sobremesa de aroma de baunilha VAHINÉ
  • 150g de açúcar em pó VAHINÉ
  • 6 folhas de gelatina incolor
  • Compota de framboesa q.b. (caseira ou de compra)
  • Framboesas q.b.



Preparação:

- Triturar as bolachas, juntar a manteiga derretida e o leite (se for necessário adicionar mais leite), envolver bem até obter uma mistura como de fosse areia.
- Colocar a mistura numa taça (mais ou menos com 18/20cm), pressionando um pouco, reservar no frigorífico.
- Colocar as folhas de gelatina em água fria durante alguns minutos, escorrer o excesso de água e levar ao micro-ondas durante 1/2 minuto.
- Numa taça, misturar bem o mascarpone com o açúcar em pó, a baunilha, 200ml de natas e a gelatina.
- Bater as restantes natas, bem firmes e envolver delicadamente no preparado anterior.
- Verter o creme sobre a base de bolacha e levar ao frigorífico até solidificar bem durante pelo menos umas 4 horas (o ideal é deixar de um dia para o outro).
- Colocar num tacho, umas 6 colheres de sopa de compota de framboesa bem generosas e levar ao lume, deixar ferver uns 2 minutos.
- Retirar do lume e deixar arrefecer.
- Na hora de servir, retirar o cheesecake do frigorífico, espalhar a compota e decorar com framboesas e folhas de hortelã e servir.


BOM APETITE!!

(receita do livro "na travessa" da Rita Nascimento)


Comentários