Avançar para o conteúdo principal

Arroz de Pato no forno a lenha

Nada como um Arroz de Pato saboroso e tostadinho!!


Este é o Pecado Cá de Casa feito só com produtos naturais, os sabores são logo diferentes e só o aroma é .... Hummm, ai a Gula!!! 

O Pato é grande, comparado com o do supermercado, talvez uns 3Kgs de bicharoco!

Numa panela com água, vinho tinto, um tomate congelado(tirado da horta em setembro e congelado), cebola inteira, uma cabeça de alho, sal q.b., alecrim, salsa, louro, limão em quatro e claro o Pato Cá de Casa! Vai ao lume, de preferência "lume de lenha", o sabor é de facto diferente!

Deixar cozer bem para apurar e juntar todos os sabores!


Retirar do lume e deixar repousar, sempre de panela fechada para manter os aromas! 

Depois de esfriar, retirar o Pato e desfiar, mantendo a água na panela com os ingredientes.

Picar duas cebolas médias, seis dentes alhos e levar ao lume a refogar. Assim que a cebola estiver translúcida, retirar a gordura e juntar um colher de chá de colorau uma pitada de noz moscada, louro em pó e o Pato, mexendo esporadicamente! Quando ferver, juntar sumo de uma laranja e três conchas de caldo da panela após ser coado!

Enquanto o Pato vai absorvendo os sabores, colocar ao lume o caldo coado, deixar ferver e juntar o arroz (para este Pato colocámos 1Kg)! Depois de voltar a ferver, esperar cinco minutos e desligar!

Num tabuleiro, preferência de barro, colocar metade do arroz o qual deverá estar ainda rijo e aguado. Colocar de seguida o Pato espalhando uniformemente e por fim nova camada de arroz.


Como cá em casa não gostamos do chouriço por cima, principalmente em forno de lenha porque seca muito mais, colocámos rodelas grosseiras de laranja.


Levar ao forno... E saborear!!

Resultado final? Este!

BOM APETITE!!!


Comentários

  1. Obrigado pela receita. Quero experimentar mas estou em dúvida nos tempos de cozedura do pato. E o tempo de cozedura do arroz no forno a lenha .

    ResponderEliminar

Enviar um comentário